O dia 23 de maio promete ser um marco nacional na luta dos movimentos sociais que resistem às políticas de desmonte do Estado e de retirada dos direitos sociais duramente conquistados pelo povo brasileiro ao longo de muitos anos de luta.
Em todas as áreas sociais, a lógica dos governos federais, até hoje, foi sempre de tratar com descaso educação, saúde, reforma agrária. Isso acontece porque para os nossos governantes, é mais importante mandar dinheiro pros bolsos dos banqueiros do que resolver os problemas do nosso povo. Pra se ter uma idéia, o que o governo gasta com a dívida pública em um mês, ele gasta com a educação em um ano.
Não contente com esse tipo de arrocho, o governo atual quer implementar uma série de medidas que retiram direitos sociais, como os direitos trabalhistas e previdenciários, através de reformas nos textos legais. Com a Educação não é diferente. O governo tem uma proposta de reforma universitária que privatiza a universidade por dentro. O seu projeto de expansão não assegura qualidade dos cursos já existentes e dos cursos novos, gerando o caos que vivemos hoje na UFS, sucateando ainda a mais nossa universidade.
Em todas as universidades estarão sendo realizados atos no dia 23 pra impedir mais esse ataque, e exigir mais verbas públicas para a educação pública. Vai ser um dia de luta em defesa da Universidade, e mais que isso um dia em defesa dos nossos direitos conquistados com muita luta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário