sexta-feira, 18 de maio de 2007

25 e 26 de março: unidade dos que lutam para barrar as reformas

Nos dias 25 e 26 de março, dois eventos nacionais importantíssimos marcaram a unificação dos movimentos sociais, sindicatos e do movimento estudantil que lutam contra a retirada de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários.

O dia 25 foi o Encontro Nacional contra as Reformas Neoliberais. O encontro contou com mais de 6000 participantes, e criou o Fórum nacional de mobilização contra as reformas neoliberais. Mas que reformas são essas?

O governo planeja realizar uma reforma na legislação trabalhista que flexibilize os direitos como férias, 13º salários, licença maternidade, e muitos outros. Pra atender aos interesses dos patrões, esses direitos serão agora negociáveis, podendo ser retirados caso os patrões queiram. Pra piorar, pretende antes fazer uma reforma sindical, para dificultar a organização dos trabalhadores. E pra completar, uma reforma da previdência pra retirar mais direitos.

O dia 26 foi a plenária nacional em defesa da educação pública, contra a reforma universitária. A reforma universitária já está no congresso em tramitação. Essa reforma não prevê nenhum aumento nas verbas para a educação superior pública. Pelo contrário, ela prevê a desobrigação do Estado em relação ao financiamento da universidade pública, enquanto injeta recursos públicos nas universidades privadas, ou seja, um absurdo!

Não bastasse, ela empurra a universidade pública nos braços da iniciativa privada, legalizando uma série de relações promíscuas com o mercado para captação de recursos.

Diante disso, o dia 23 é um dia nacional de luta que tem como mote: nenhum direito a menos, avançar na conquistas! Os estudantes, professores e técnicos devem construir em conjunto essa luta!

Nenhum comentário: