sexta-feira, 18 de maio de 2007

A universidade me deixou burra(o) demais!

Até quando toleraremos aulas chatíssimas, de assuntos que de nada irão servir em nossa profissão, que não nos permitem produzir conhecimento ( apenas decoramos o assunto) e que muito menos serão por nós utilizados em nossa própria vida?

O homem é um animal racional.Sempre sentimos prazer em produzir ferramentas que nos auxiliassem no nosso dia-a-dia e em entender o mundo a nossa volta. Sempre sentimos prazer no “estudo”. Por que agora ele tem de ser essa tormenta?

É certo que o processo de aprendizagem exige certos sacrifícios, mas tendo em vista a estrutura das atuais universidades, podemos resumir tais sacrifícios em apenas um: emburrecer. O principal papel da universidade de hoje é produzir a mão-de-obra de ignorantes tecnocratas que o mercado precisa. Assim como tudo em nossa sociedade, conhecimento também é mercadoria.

Sendo assim, para que construamos uma nova universidade, na qual os estudantes não sejam tratados como burros e sim como verdadeiros humanos ( sedentos de conhecimento, curiosos, inventivos, transformadores da realidade ), é preciso que construamos um novo jeito de viver. Enfim. Como já dizia a poeta Cecília, é preciso que a vida seja reinventada. E só a luta muda a vida.

Nenhum comentário: